Em espaços públicos como praças, ilhas verdes, jardins de chuva ou mesmo canteiros incentivamos o protagonismo comunitário para ações coletivas e mutirões de plantio de árvores, manejos agroflorestais, coleta de resíduos, conhecido mundialmente como “trash challenge” e ações culturais para o bom uso destes espaços que devem se manter limpos, permeáveis, plantados e bem cuidados para a convivência de todos os seres do vivos: plantas, animais, crianças, jovens, adultos e idosos.
Ilhas Verdes
O projeto Ilhas Verdes do Instituto tem como missão transformar os espaços ociosos do bairro em vibrantes praças de lazer, ao mesmo tempo em que funcionam como ilhas drenantes para a água da chuva. Essas praças não apenas proporcionam momentos de e de convívio social, mas também desempenham um papel crucial na manutenção da permeabilidade do solo, contribuindo para a recarga hídrica das nascentes locais.
Através dos mutirões, ocorrem encontros especiais nos quais a comunidade se reúne para construir coletivamente essas praças, desde o planejamento até a inauguração. Com atividades que vão desde plantios até eventos de entrega à comunidade, os mutirões celebram a união e a colaboração. Os plantios são cuidadosamente inspirados nas práticas da sintropia e da agrofloresta, buscando criar sistemas equilibrados nos quais cada espécie desempenha seu papel em um ecossistema interdependente.
Além do apoio da comunidade, o Instituto Cresce conta com a generosidade de empresas locais e profissionais voluntários. Através de práticas como essa, não apenas fortalece os laços comunitários, mas também capacita os moradores a moldarem o planejamento urbano e ocuparem os espaços que carecem de políticas públicas.
Você quer ver uma “Ilha Verde” florescer em sua região? Entre em contato conosco e junte-se a nós nesta jornada de transformação!