Bom, apesar de tudo isso ser verdade (ou pelo menos acreditarmos que seja) o que realmente importa é o seguinte: Fomos convidados a participar deste coletivo para compartilhar um pouco do nosso universo e movimentos com vocês. Por isso, vou contar um pouco mais sobre nós.
O Instituto Yakã é uma associação brasileira não governamental sem fins lucrativos e políticos, que apoia e desenvolve atividades de cunho social, promovendo ações para incentivar o empreendedorismo social e auxiliar comunidades em situação de vulnerabilidade.
Até aqui imagino que não falamos nenhuma novidade: está tudo na nossa Bio. O que mais poderíamos compartilhar que te faça querer ser nosso parceiro e potencializar os nossos movimentos sociais?
Vamos te contar um pouco sobre o que fazemos:
Os trabalhos realizados pelo Instituto Yakã incluem projetos que contemplam o resgate e o desenvolvimento de saberes e fazeres tradicionais das populações indígenas e das favelas, tendo como princípio ético a sustentabilidade do Planeta, do meio ambiente e das relações sociais.
Nossa ideia é apresentar a cada semana, um pouco mais das iniciativas que protagonizamos e embarcamos ao redor do Brasil e do mundo. Caso se identifique, o nosso convite é para que se junte a nós nessa empreitada.
Mas quem está por trás do Instituto Yakã? Aliás, o que é mesmo Yakã? Bom, vamos por partes:
Somos Clara Coxir, Mônica Godoy e Miguel Cañas, três excelentes (e modestos) profissionais. Nossa especialidade é trabalhar com pessoas, negócios e criatividade. Clara é psicóloga e trabalha com pesquisa e equipes multidisciplinares no universo das Fintechs. Mônica é psicanalista, mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e especialista em Resíduos Sólidos que, além de escutar por todos os poros, é uma exímia contadora de histórias. Já o Miguel é arquiteto, mestre em design e sustentabilidade, daqueles que transforma realidades, cria universos e possibilidades através do seu trabalho. Nós nos conhecemos e trabalhamos juntos há mais de 10 anos, mas nos unimos no Instituto Yakã em 2020 após uma vivência de nos “virar do avesso” na Floresta Amazônica. Decidimos fazer a diferença na vida de pessoas e comunidades, com o compromisso de levar sempre fartura e a abundância por todos os lugares por onde passarmos. E assim nasceu o Instituto Yakã: nas margens de um rio na Floresta Amazônica. E por falar em rio… “Yakã” significa “Rio” em Guarani Mbya.
O nosso objetivo é ocupar este espaço com o intuito de te convidar a fazer parte das nossas iniciativas. Caso goste do que temos a dizer, teremos mais um/a parceiro/a para hastear e sustentar essa bandeira de Fartura e Abundância para todos/as.
Espero que você nos dê a honra deste encontro.
Em breve, falaremos um pouco sobre os nossos princípios e a nossa filosofia.
Até já e obrigado pela leitura.
Instituto Yakã