– Cuide Bem do Espinhaço –

O Espinhaço

O Espinhaço é um conjunto de serras, picos e vales que compõem a única CORDILHEIRA em território brasileiro. Inicia sua porção sul no Quadrilátero Aquífero/Ferrífero, na região de Ouro Branco em Minas Gerais, atravessa o Estado como uma “espinha dorsal” ou “eixo” que finda na sua porção norte no município de Xique- Xique na Chapada Diamantina, Bahia. Neste percurso de mais de 1.000 quilômetros, há uma diversidade incrível de biomas, com suas manifestações de flora, fauna, geologias, hidrografias e culturas que levou a Unesco a conferir-lhe o título de Reserva da Biosfera, 2005,  nota-se a ocorrência de áreas de Caatinga,  Mata Atlântica, Cerrado e biomas ainda mais específicos e singulares como os Campos de Altitude e Campos Rupestres.

 

Sua formação peculiar ocorreu há 2,5 bilhões de anos atrás devido ao encontro de rochas de quartzito, que, pela sua resistência, ergueram-se para formar uma composição rochosa única caracterizando esse maciço como cordilheira. Suas expressões máximas chegam a mais de 2 mil metros de altitude, como é o caso do  Pico do Sol, na Serra do Caraça. Mas não menos belos existem dezenas de picos, serras, cachoeiras e verdadeiros santuários naturais em toda sua extensão.

Compondo as serras do Quadrilátero Aquífero, também conhecido como Quadrilátero Ferrífero, existem formações rochosas que agregam à região a qualidade de “filtro natural” de toda a água que incide no seu solo pelas chuvas. O Sinclinal Moeda, na porção sul, onde estamos localizados, é uma verdadeira “caixa d’água” da metrópole belorizontina. A integridade do delicado e sofisticado sistema hidrológico, que abastece milhares de pessoas com água de qualidade, depende da preservação das cangas ferruginosas, tão ameaçadas pela extração mineral e pela ocupação humana desordenada. Agindo em prol da conservação por meio da difusão de práticas de menor impacto ambiental e fortalecimento da identidade do povo do Espinhaço,  o Instituto busca contribuir para que o Espinhaço siga sempre vivo!

É por esse motivo que o Instituto Cresce está empenhado em sua preservação. Nossa atuação pela integridade do Espinhaço está focada em 3 eixos:

Atuação sócio educativa para fortalecimento da identidade do povo do Espinhaço em todas as nossas atividades. 

Campanha Fechos, eu cuido! (https://www.fechos.org.br/)

Subcomitê de bacia hidrográfica Águas da Moeda/ CBH Velhas (https://cbhvelhas.org.br/)

Serra do Espinhaço
Clique para navegar no mapa interativo da cordilheira do Espinhaço. Fonte: serradoespinhaco.com.br