Promover experiências de fortalecimento de uma identidade afetiva com o Espinhaço, que favoreça a integridade deste território, a partir de uma presença humana consciente e em harmonia com todos os seres e elementos da natureza que o compõem.
Nossa atuação nesta primeira década de existência como organização social sem fins lucrativos esteve concentrada no Quadrilátero Aquífero/ Ferrífero na região metropolitana de Belo Horizonte. Dispomos de uma imóvel cedido pela família do Sr Roberto Ávila em comodato no bairro Vale do Sol, em Nova Lima, compondo a população das micro-bacias hidrográficas do Ribeirão Macacos e Córrego de Fechos. Essas por suas vez, que compõem as macro-bacias do Rio das Velhas/ Rio São Francisco.
Atualmente o Instituto é gerido por 3 mulheres, empreendedoras sociais, mães e habitantes apaixonadas pelas riquezas do Espinhaço e pelo trabalho que realizam. A cada projeto, contam com o precioso apoio de equipe local, nativa, diversa, que veste a camisa e que a cada ano se torna mais fidelizada e comprometida com nossas bandeiras e missão.
Anamaria Peró
(coordenação)
Sou Anamaria, empreendedora social, administradora, sempre envolvida com as
questões ambientais e de defesa dos direitos dos animais, habito a região do Vale do Sol desde 2006.
Sou uma buscadora, de espírito idealista e empreendedor. Tive meu primeiro contato com o estudo da ecologia em 1974 e a experiência me despertou para uma outra dimensão e visão do mundo e da vida. Neste caminho, fiz formações, cursos, vivências e experiências, buscando o
desenvolvimento profissional e pessoal e sua conexão com o poder transformador
humano, para atuar de forma consciente e amorosa no mundo.
Formação:
Como hobby, dedico-me a escrever poesia e à arte da colagem
Camila Alterthum
(coordenação)
Sou a Camila professora de Agroecologia e empreendedora social, habito a região desde 2001 e me sinto parte integrante deste rico e complexo ecossistema do Espinhaço.
Assim, me motivei a criar um empreendimento que pudesse impactar positivamente as pessoas e o ambiente da região. Lançando mão do lema que me segue, “conhecer para preservar”, busco diariamente sensibilizar a mim e aos outros para atitudes cotidianas que possam contribuir para termos mais harmonia e menos destruição para com tudo o que herdamos e desfrutamos da natureza.
Formação:
Marcela Bracarense
(coordenação)
Sou Marcela Bracarense, mulher, pedagoga, esposa, mãe e ativista em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A partir das vivências da maternidade atípica, revi meus valores sobre consumo e sustentabilidade.
Escolhemos o Vale do Sol para morar, por ser um ambiente menos acelerado, mais contemplativo. Descobrimos a importância desse território, que é a caixa d’agua para a vida de um número imenso de pessoas no Espinhaço.
Desenvolvemos mais presença em cada parte do dia, frequentemente, com as mãos na terra e os pés no chão, sentindo ser parte da natureza. Desde 2022, tenho a oportunidade de integrar a diretoria e a equipe executiva do Instituto Cresce.
Formação:
Clique nos botões abaixo para fazer o download
este site é um projeto fazemos site